vivendo e aprendendo

23/02/2010 at 14:21 2 comentários

“Mas para quê você quer um cachorro?” Esta pergunta já me foi feita várias vezes – obviamente por pessoas que não têm bichos em casa e nem pensam nessa possibilidade. Dependendo de quando a pergunta me encontra, respondo mais (ou menos) de forma polida. Mas como aqui no blog posso falar do que eu quiser, eis aqui as minhas mais sinceras motivações para escolher cães como companhia:
Cães são adoráveis. Sua doçura faz com que as aporrinhações de um dia inteiro de trabalho se dissolvam ao atravessar o portão de casa. Eles guardam nosso lar das chateações do mundo, pois ao sermos recepcionados de maneira calorosa quando chegamos é impossível não sorrir para eles. Só isso já nos deixa mais leves.

Cães são travessos. Suas aprontações por vezes nos irritam, mas nos ensinam a exercitar a organização, a tolerância e a paciência. Não adianta gritar, esbravejar e falar palavrão. Eles não vão nos ofender, nem gritar de volta. Nós é que temos que descobrir como nos comunicar com eles de maneira mais acertiva e parar de deixar coisas espalhadas.

Cães são surpeendentes, mesmo quando amam rotina. Não conheço nenhum bicho mais apegado à rotina do que cachorro. Sabem a hora de comer, de sair para passear, de “discomer”, de dormir. Experimenta alterar a rotina para ver no que dá: latidos, protestos, choramingos… E mesmo assim, eles sempre descobrem um jeito diferente de fazer um agrado, uma peripécia, uma travessura, uma fofura nova.

Cães são gregários. Não nasceram para ficarem sozinhos. Eles precisam da companhia de um outro cão, de pessoas, e aceitam até mesmo um gatinho. Gostam de estar perto, de contato físico, de carinho. Nos ensinam a doçura e a compreensão. Sabem quando estamos tristes ou alegres e dividem conosco esses momentos.

Conviver com eles nos ensina mais: nos faz exercitar cotidianamente o convívio com o diferente, com o novo, com o que não compreendemos, com aquilo que não somos. E quando olho para o mundo que está fora do meu portão, vejo que esse exercício faz uma falta danada para resolver os conflitos que acontecem todos os dias. E me pergunto: “Como assim tem gente que não quer ter um cachorro?”

PS: Imagino que gatos, aves e outros bichos exerçam esse mesmo prazer na convivência. Mas como só tenho cães, falo só deles…

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria. Tags: , .

na neve completo cena típica de domingo

2 Comentários

  • 1. Mariana Brizeno  |  23/02/2010 às 15:36

    Assino embaixo de tudinho!

  • 2. Le Greco  |  25/02/2010 às 1:28

    Bella, amei este post e concordo com tudinho!!! nao vejo a hora de arrumar um caozinho!! bjo


quem sou eu

a matilha

PitaPata Dog tickers PitaPata Dog tickers

mais recentes

no twitter

(e o melhor, sem baba!) assine o blog e receba notificações de novas postagens por email

Junte-se a 4 outros seguidores

arquivo por data

o conteúdo deste blog é protegido!

Creative Commons License
This work by Bella (Isabella Neves) is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License Todos os textos e imagens devem conter referência ao autor e link para o post citado.

%d blogueiros gostam disto: